Record vende para Televisa novelas que ainda nem começou a gravar
A Record fechou um acordo inédito com o grupo mexicano Televisa e terá suas produções bíblicas exibidas na maior produtora de televonelas do mundo. O acordo milionário inclui A Terra Prometida (2016), O Rico e Lázaro (2017), a inédita Apocalipse, que ainda não começou a ser gravada, e sua substituta, que sequer foi definida.
Com o negócio, as produções bíblicas da Record sobem alguns degraus na escala de prestígio internacional. Entrarão na programação do Las Estrellas (ex-Canal de Las Estrellas), a maior audiência da TV do México, com cerca de 100 milhões de telespectadores por mês.
Rival da Record, a Globo nunca teve uma novela sua na grade do Las Estrellas, que atualmente exibe nove produções de teledramaturgia, todas próprias. A vocação da emissora é a de produtora e exportadora, não de importadora. A Televisa disputa com a Globo a liderança no mercado internacional de telenovelas.
A Record fechou negócio com a Televisa graças ao sucesso de Os Dez Mandamentos (2015). A saga de Moisés levou a Imagen Televisión, quinta maior rede mexicana, a disputar a vice-liderança na audiência, o que atraiu o interesse dos executivos do Las Estrellas.
Além disso, Moisés y los Diez Mandamientos colocou a UniMás na disputa pela liderança do público hispânico dos Estados Unidos, incomodando a Univisión. A Televisa é sócia tanto do UniMás quanto da Univisión.
A exibição de A Terra Prometida no Las Estrellas começará assim que terminar a de Moisés na Imagen Televisión.
A Record já foi parceira da Televisa, mas em caminho inverso. A emissora brasileira comprava o direito de adaptar textos mexicanos por aqui. O negócio gerou Bela, A Feia (2009) e Rebelde (2011). O novo contrato não interfere na exibição de novelas da Televisa pelo SBT.
A Record já iniciou a pré-produção de Apocalipse, sua quinta novela bíblica. Escrita por Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos), a trama será inspirada no livro bíblico, mas se passará no tempo atual. As gravações começam em agosto, e a estreia está prevista para novembro. Sua substituta, que a princípio seria baseada em Gênesis, poderá ter outra inspiração.